segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Qualidade de Vida também depende de um bom emprego.







Qualidade de Vida também depende de um bom emprego !!


Pensando na qualidade de vida do coletivo  a instituição de ensino SENAC Ceara vai esta ofertando Curso Gratuitos  no período de Dezembro. 


Desta vez a unidade já anuncia que começa o seu período de inscrição na primeira semana de dezembro no Estado do Ceará, onde irá oferecer mais de 7 mil vagas para recém formados no ensino médio e trabalhadores de todas as idades que queiram voltar para a sala de aula para adquirir conhecimento e assim concorrer para uma boa vaga de emprego.
Estes novos cursos serão abertos pelo Senac buscando um aperfeiçoamento da mão de obra local para a Copa 2014. O Ceará deve triplicar o seu número de turistas durante este período e o Estado e diversas instituições visam oferecer uma excelente qualidade de prestação de serviços. Tudo indica que outros cursos devam surgir em breve em outras cidades, com o mesmo objetivo.


Como se inscrever no Senac Gratuidade do Ceará

Os interessados devem acompanhar o site www.ce.senac.br, por onde será feita a inscrição. A data ainda não foi marcada para que as inscrições comecem, mas tudo indica que deve ser na primeira semana de dezembro de 2011 ainda. As aulas irão começar em janeiro e não deve ser feita uma pequena avaliação para que os candidatos possam ocupar as vagas.
A seleção será feita com base na escolaridade, se desempregado ou não, renda familiar e não será levada em conta a data em que foi feita a inscrição. São prioridade os portadores de qualquer bolsa assistencial do governo. Serão oferecidos cursos nas áreas de produção cultural, design, infraestrutura, hospitalidade e lazer, gestão de negócios, saúde, segurança, artesanato, programador de sistema java, web designer, salgadeiro, recepcionistas, entre outros.


Para que tenhamos um bom nível social temos que luta e buscar formação. Então, é preciso que haja uma dignificação do trabalho. Colocando o homem como valor primeiro que segundo Migliaccio Filho (1994, p. 22):

sábado, 12 de novembro de 2011

PALAVRAS-CHAVE: idoso, atividade física e qualidade de vida.



“O Segredo da existência humana consiste não
somente em viver, mas em encontrar um movito
de viver.”
Dostoievski


PALAVRAS-CHAVE: idoso, atividade física e qualidade de vida.





                            tai chi chuan C.S.F Francisco Pereira de Almeida
                           (Projeto Qualidade de Vida na Terceira Idade no Pici )


                          (Projeto Qualidade de Vida na Terceira Idade no Pici )




Segundo a Organizazção das Nações Unidas (ONU),o Brasil será,até o ano 2025,o sexto país mas envelhecido do mundo,com uma população prejetada,pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),de 219.346.505 habitantes,dos quais 30.265.658 habitantes estarão na faixa etária acima de 60 anos. Com esse crescimento populacional nessecitamos politicas publicas voltadas para esses publico. No Brasil dispõe sobre o Estatuto do Idoso bem como contamos com o decreto 1948/96, que regulamenta a lei 884/ 94 estabelecendo a Política Nacional do Idoso. Mesmo com essa prerrogativa o caminho a ser percorrido é longo e difícil.    


No processo de envelhecimento, a manutenção do corpo em atividade é
fundamental para conservar as funções vitais em bom funcionamento. A estimulação corporal favorece o melhor desempenho das atividades rotineiras. As pessoas de idade avançada ao praticarem atividades físicas com regularidade e sob orientação médica, quando comparadas às de vida ociosa, mostram melhor adaptação orgânica aos esforços físicos, além de maior resistência às doenças e ao estresse emocional e ambiental.
Pesquisa nos mostra que para termos melhor qualidade de vida precisamos nos exercitar desde cedo. 

 O tipo de exercício a ser realizado depende do organismo e da vontade de cada um.

Após tomar a decisão, o idoso deve fazer uma avaliação clínica para saber qual a atividade ideal a ser adotada.

Avaliação de saúde
Dois fatores são preponderantes na escolha da atividade física. Primeiramente, o idoso precisa olhar para si e ver qual a sua capacidade funcional nas atividades do dia-a-dia, como subir as escadas de um ônibus, carregar panelas de pressão, arrumar camas, abaixar-se para ver o forno, por exemplo. A atividade física irá melhorar sua capacidade de desempenhar essas e outras tarefas cotidianas

O que fazer
Após a realização desse dois passos iniciais, a avaliação de sua capacidade funcional e de sua saúde, o idoso deve escolher a atividade de que mais gosta. É importantíssimo que ele tenha prazer.Exemplos de atividades Físicas.Natação, Hidroginástica,Caminhada e Corrida essas atividades trabalha os sistema cardiovascular. Já a Musculação e a ginástica, Privilegia Sistema músculo-esquelético , e atividades como yoga e tai chi chuan dão mais atenção ao sistema nervoso.

Benefícios da atividade física
Melhora da velocidade ao andar e do equilíbrio;
Melhora da auto-eficácia;
Contribuição para a manutenção e/ou o aumento da densidade óssea;
Auxílio no controle do diabetes, da artrite, das doenças cardíacas e dos problemas com colesterol alto e hipertensão;
Melhora da ingestão alimentar;
Diminuição da depressão;
Redução da ocorrência de acidentes, pois os reflexos e a velocidade ao andar ficam melhores;
Manutenção do peso corporal e melhora da mobilidade do idoso.


Prepare-se para a atividade
Evite fazer exercícios físicos sob o sol forte;
Tome água moderadamente antes, durante e depois da atividade física;
Use roupas leves, claras e ventiladas;
Não faça exercícios em jejum, mas evite comer demais antes da atividade física;
Use sapatos confortáveis e macios.

Atividade Física 
Nunca é tarde para começar !!





sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Os cuidados bucal no período gestacional e do bebê


Os cuidados bucal no período gestacional e do bebê
A gravidez é uma fase de mudanças fisiológicas complexas na saúde da mulher, inclusive na sua saúde bucal. Nessa fase a futura mamãe deverá tomar cuidado redobrado com a higiene dos dentes e também deverá estar atenta a um fato muito importante: os dentinhos do seu bebê já estão se formando.
A gestante pode ir ao dentista?
Sim. Ao contrário do que se pensa, durante a gravidez deve-se visitar o dentista com mais freqüência. Como o risco de cáries e inflamação gengival estarão aumentados, o dentista ajudará na prevenção destes problemas, permitindo que a gestante receba seu bebê com a saúde bucal em ordem (o que se refletirá na criança). O atendimento nessa fase envolve desde procedimentos como profilaxia, aplicação de flúor (de acordo com as necessidades da futura mamãe) e remoção de irritações locais que possam estar agredindo a gengiva, até o aconselhamento preventivo para a saúde bucal da mãe e do bebê. O odontopediatra poderá orientar, já na gestação, quanto aos primeiros cuidados a serem tomados com a boquinha do bebê, mesmo antes da chegada dos primeiros dentes de leite, essenciais para o desenvolvimento de uma boa dentição. Se for necessário outro tratamento, será feita uma avaliação juntamente com o ginecologista.
A gestante tem mais cáries?
O que ocorre é um aumento do risco de desenvolver cáries. As mudanças na dieta (introdução de mais carboidratos e/ou maior freqüência alimentar), as mudanças na higiene oral (desatenção e/ou dificuldades na escovação devido a ânsias de vômito) e ainda a maior ocorrência de vômitos podem desequilibrar o meio bucal. Esse desequilíbrio, se não for acompanhado de cuidados especiais, pode, sim, causar uma descalcificação da estrutura dental, que leva à cárie, e explica a "perda de cálcio" conhecida popularmente. Porém, é errado pensar que essa perda de cálcio tenha relação com a formação dos dentinhos do bebê. Há um aumento do risco de cárie, porém sua causa direta é a placa bacteriana e não a gravidez. Se houver um controle efetivo dessa película de bactérias que gruda nos dentes, não haverá cáries.
A gestante tem gengivite (inflamação na gengiva)?
Novamente a causa é a placa bacteriana. Ocorre uma predisposição na gestante para desenvolver gengivite devido às alterações hormonais, que levam o seu organismo a responder de forma exagerada à presença desses microorganismos. Nos dois casos vimos que o agente causador é o mesmo: a placa bacteriana. Portanto, é necessário um controle adequado. Os cuidados são os mesmos de uma mulher não grávida: limpeza diária dos dentes com escova e fio/fita dental, sendo a qualidade desta limpeza mais importante do que a frequência.
Deve-se ingerir flúor?
Não é necessário ingerir flúor durante a gestação para ajudar na formação dos dentes do bebê. Ele será importante para a criança depois que nascerem os dentinhos, devendo ser usado com a orientação de um odontopediatra.
A saúde bucal do bebê
Lembre-se, os dentinhos de leite do seu bebê já estarão se formando a partir da sexta semana de gestação e os dentes permanentes entre o quarto e o sexto mês de vida intra-uterina. Assim, algumas atitudes simples poderão ajudar na sua formação:
  • ter alimentação balanceada (carnes, frutas, legumes, verduras, cereais, leite e derivados). As avitaminoses podem comprometer o desenvolvimento normal dos dentes,
  • evitar álcool e drogas,
  • evitar a formação de maus hábitos alimentares, pois a partir do quarto mês de gestação o bebê já está formando seu paladar e perceberá a frequência com que sua mãe come certos alimentos. A criança pode aprender a gostar de açúcar antes mesmo do seu nascimento,
  • preparar seus seios para amamentar. A amamentação natural durante o primeiro ano de vida é fundamental não só pelo aspecto afetivo e nutricional, como pelo exercício muscular que favorece a respiração nasal e previne muitos dos problemas de oclusão (mordida).



    Lembre que todos os cuidados com a alimentação e higienização dever ser seguidos,assim a criança vai se desenvolver mas rápido e saudável.

T Dutra Alves

Um blog com objetivo informar ao trabalhador agente de saúde e endemias e a sociedade com dicas de saúde e projetos sociais.