sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Agentes de saúde e endemias de Fortaleza anunciam greve - Cidade - Diário do Nordeste

Agentes de saúde e endemias de Fortaleza anunciam greve - Cidade - Diário do Nordeste:

'via Blog this'

Casos de hanseníase diminuem no Ceará, segundo Ministério da Saúde


Casos de hanseníase diminuem no Ceará, segundo Ministério da Saúde.


O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (26) dados sobre a incidência da Hanseníase no Brasil. Conforme os números, os casos da doença no Ceará apresentaram uma queda nos últimos dez anos. Enquanto em 2002 o estado registrava uma taxa de 32,84 casos por 100 mil habitantes, o último balanço apresentou um total de 21,65 por 100 mil habitantes.
Apesar da diminuição dos casos, o Ceará ainda apresenta número pior que a média nacional. Neste último balanço o Brasil apresentou 15,88 casos da doença por 100.000 habitantes, segundo o documento. Em números gerais, o estado aparece em 14º do Brasil com maior coeficiente de detecção geral de Hanseníase.
O número do registro ativo e coeficiente de prevalência de Hanseníase no Brasil em 2011 ficou em 23.660, destes, 8.294 casos foram na região Nordeste, a que apresentou maior incidência.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirma que uma atenção maior precisa ser direcionada para que o país consiga diminuir ainda mais os números de casos.
“É fundamental que todos os municípios brasileiros ofereçam o serviço de diagnóstico, tratamento e atenção integral às pessoas acometidas pela hanseníase. No último ano, conseguimos um aumento de 290 unidades de saúde aptas a oferecer assistência a portadores da doença, passando de 9.155 para 9.445 unidades”, diz o secretário.
A hanseníase é uma doença infecciosa e atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e varia de dois a cinco anos. É importante que, ao perceber algum sinal, a pessoa com suspeita de hanseníase não se automedique e procure imediatamente um serviço de saúde mais próximo.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Confraternização da Terapia Comunitária do C.S.F Francisco Pereira de Almeida em 2011



Confraternização da Terapia Comunitária do C.S.F Francisco Pereira de Almeida em 2011 


“É necessário que coloquemos amor na formulação de soluções. As ações desenvolvidas pela terapia comunitária têm essa troca, pois visa amenizar as angustias e sofrimentos para o alcance da felicidade”



A Terapia Comunitária é praticada em quase todos os estados do Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o estresse, a exclusão social, o desemprego e outros são fatores determinantes sociais da saúde. Esses fatores são responsáveis por grande parte dos problemas de saúde como as doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e transtornos psíquicos.

A Terapia Comunitária tem um papel importante na redução do estresse e da depressão. O psiquiatra e antropólogo Adalberto Barreto, criador da metodologia da Terapia Comunitária em 1987, diz: “Quando a boca cala os órgãos falam. E quando a boca fala os órgãos saram”.

De acordo com o médico Barreto, a Terapia Comunitária convida as pessoas a falar de suas emoções e ao falar delas vão se liberando do estresse.










































































T Dutra Alves

Um blog com objetivo informar ao trabalhador agente de saúde e endemias e a sociedade com dicas de saúde e projetos sociais.